17/07/2009

A internet e os ciberviciados

Estudo sobre os viciados na Net
Um estudo antigo sobre a internet - e perigoso - feito com vários internautas revelou que 6% deles preenchiam os critérios médicos de uso compulsivo da rede.

A compulsividade a que lhes é atribuídas se define por mais de 30 horas semanais navegando em sites não essenciais ao trabalho (ex. Messengers, Orkut, Myspace e outros). Os ciberviciados são pessoas que usam a web para sexo, jogos on-line, checar e-mails , hackear, e por tempo de uso mais prolongado que o normal. Ou seja, eles têm a mesma descrição dos víciados em jogos de azar, drogas e do álcool.

Informações mais interessantes desse estudo foram as seguintes (encontradas entre os entrevistados):
13,7% não conseguiam ficar sem o PC por muitos dias.
12,4% ficavam on-line mais tempo que o planejado.
8,7% escondiam de familiares, amigos e patrões que estava usando a Internet para motivos futéis.
8,2% usavam a Internet para esquecer a realidade ou para melhorar sintomas negativos, como tristeza, melancolia ou sofrimento.
5,9% já haviam prejudicado seus relacionamentos pelo uso abusivo da Internet.

O uso exagerado do acesso à web, mesmo para visitar sites apropriados, com o objetivo de fugir da realidade ou de esquecer a tristeza foi o indício de maior preocupação para os psicólogos e pesquisadores. Segundos eles, esses são os argumentos mais usados por alcoólatras e/ou dependentes para praticar o vício (sic).

De lá pra cá, alguma coisa mudou?

Fonte: The American Journal of Psychiatry

1 comentários:

Anônimo disse...

Já tive vários problemas com net até recentemente. Foi dificil largar a futilidade pra começar a assumir responsabilidades. Graças a Deus, uso a internet com mto mais moderação, agora.

É triste admitir um vício! Podemos não ter problemas com bebidas, com drogas... mas usamos a net pra "fugir da realidade" ou "esquecer a tristeza" mtas e mtas vezes.

Abraços o/