14/07/2009

As vantagens de ler um e-book no PC comparado ao livro de papel

Eu li um livro digital no meu PC, e gostei. Posso afirmar com todas as letras que ele veio mesmo pra ficar, e que muita água ainda vai rolar nesse mercado. O E-book é a maior revolução na história da palavra escrita desde que Johann Gutemberg imprimiu a primeira Bíblia em 1455. E é nos dispositivos móveis que se encontra o futuro dos livros digitais.
O novo Kindle X da Amazon

A Sony, por exemplo, já tem o excelente Sony Reader, um aparelho móvel para ler livros digitais, e a Amazon, dia desses, lançou o Kindle X (imagem), um dos meus atuais sonhos de consumo. E já existem, igualmente, diversos softwares prontos para ler até enciclopédias inteiras, não só no PC, como em computadores de mão como Iphone e G1.

Eu uso o MS Reader da Microsoft, e gosto dos recursos que esse software me proporciona, porem, há outros que você pode escolher. O principal deles é o Adobe Reader.
Entretanto, você deve estar se perguntando: porque o e-book ainda não se popularizou? Quais são as vantagens e será que ele vai mesmo romper a tradicional indústria do livro de papel?... Bom, vou elencar aqui algumas (ótimas!) respostas que eu achei na relação entre ele e o livro de papel. Vejam:

1 – Livros eletrônicos podem reproduzir edições originais (e edições históricas) em todos os detalhes.
2 – E-books armazenados duram para sempre. Eles não envelhecem, não criam bolor e nem ácaros, e não provoca alergia.
3 – O leitor pode ajustar o tamanho das letras às suas necessidades visuais, e se quiser, até dispensar os óculos.
4 – As anotações que costumamos fazer nas margens dos livros passam a ser eletrônicas - ficam acessíveis a um clique do mouse e organizadas automaticamente.
5 – Quase todos os Readers incluem um dicionário (no meu, quando estou lendo o livro e não entendo uma palavra, dou 2 cliques nela e o verbete aparece no pé da página).
6 – Cada livro ocupa em média 2,5 MBs. Num CD de 700 MB, por exemplo, cabem até 280 livros. Num HD simples de 8 GB caberiam 3.200 livros. Apenas isso já muda radicalmente o conceito de "biblioteca".
7 – As árvores agradecem.
8 – Alguns E-books são vendidos pela metade do preço de um livro normal.
9 – E livros de papel, após adquiridos, precisam ser fisicamente transportados, pelo vendedor ou por um comprador, num processo que pode durar horas, dias e meses. Os e-books são entregues em minutos (ou segundos) em downloads, e por conexões de alta velocidade.

Após tudo isto, você ainda tem dúvidas sobre os livros digitais? :)

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o texto, merece ser divulgado. Eu já sou um leitor digital e além da questão hambiental, conta também a comodidade e praticidade. Deixo a dica do www.dominiopublico.gov.br que possui magnificas obras no acervo e totalmente gratuitas.

Abs

Roman Rise disse...

Acho válido a tecnologia estar ajudando as arvores, mas sei lá, por algum motivo acho um charme clássico, folhear livros, o cheiro de papel e também travesseiro nas horas vagas

ainda prefiro os livros antigos que não precisam de energia para funcionar
paz!

kabbello disse...

eu jah li e-books, mas naum se compara ao livro original, nada melhor que o cheiro de livro novo.

Anônimo disse...

Ich empfehle Ihnen, die Webseite zu besuchen, auf der viele Artikel zum Sie interessierenden Thema gibt. viagra rezeptfrei online bestellen levitra preis [url=http//t7-isis.org]levitra ohne rezept[/url]