27/07/2009

Você gostaria que sua cidade fosse sem fio?

Tanto as empresas a cabo quanto as telefônicas ganham muito com o crescimento das conexões de internet, mas com a internet wi-fi não está claro se elas manterão a liderança no setor. As teles detém os telefones celulares a as primeiras redes 3G, e a maioria das empresas de PC e de softwares gostam da idéia de terem redes sem fio por todos os lugares.
Uau! Uma cidade totalmente wireless para todos navegarem na Net!
Nos EUA, existe até um projeto chamado "comunidades digitais" envolvendo 4 grandes cidades; Cleveland (Ohio), Corpus Christi (Texas), Filadélfia (Pensilvânia), Taipei (Taiwan), todas patrocinadas pela Intel, Cisco, Dell, Ibm e Sap. Aqui, no Brasil, essa realidade está ainda um pouco distante. Não há nem ideia sequer de quando se tornará víavel, ou popular, o WiMax.

A ideia de uma "cidade sem fio" ou "municipio sem fio" é boa, mas não é tão simples assim. Eu, por exemplo, gostaria de saber quem iria fornecer a conexão? Em algumas cidades dos EUA, os fornecedores locais estão ajudando, mas em outras elas estão brigando feito cão e gato, com cada uma querendo uma maior fatia do bolo.

Outra pergunta: Como seria a segurança de uma rede/cidade sem fio? E também, como nada é de graça, quem iria pagar essa conta?... O custo seria pago pelos usuários, pelos contribuintes, anunciantes ou uma combinação de todos?

Particularmente, a ideia de uma cidade sem fio representa um excelente negócio. Eu penso que, uma cidade totalmente wireless, teria uma melhor cobertura do que os Hotspots que temos hoje, e poderia significar melhores taxas e serviços aos clientes. Porem, lá fora tudo ainda é uma experiência.

Embora seja uma boa ficarmos de olho aberto nessa tendencia na verdade, quem não gostaria de ver uma cidade como São Paulo, Nitéroi, Belo Horizonte e até Recife (minha cidade) com uma cobertura totalmente wi-fi? Eu gostaria. Vocês não?

2 comentários:

Anônimo disse...

Vamos olhar de uma outra prespectiva. Em geral na maior parte das metropoles brasileiras mesmo que tivesse internet sem foi em todos os lugares mesmo assim não seria viavel o acesso a qualquer hora em qualquer lugar apenas usando o seu notebook. A insegurança hoje não nos permite sair por ai com um note de baixo dos braços, ir para uma praça ou parque fazer uma pesquisa ou trabalho podendo assim nos inspirar com a naturaza e as pessoas.

Anônimo disse...

aqui em copacabana tem avenidas com wireles , mas tem que se registrar em um site e tem que pagar ,mas uma cidade toda seria muito dificil , ainda mais no brasil.